Natal com Jazz

João Pessoa - Show

quarta, 24 de dezembro de 2008

Com produção de Emanuelle Amaral o evento “aportará” no Espaço Maresia, de frente para o mar da praia do Cabo Branco, na noite do dia 24, véspera de Natal,
com início apartir das 23hs.
Serão três atrações de peso do cenário jazzístico paraibano:
- “Aerotrio” de Campina Grande, Edmar Travassos (bateria), Paulo Guilherme (teclados e sintetizadores) e Fábio Alves (contrabaixo), são músicos que conseguiram aprimorar um tino musical baseado na improvisação e na virtuosidade. A musicalidade, demonstrada em seu disco de estréia, está amadurecendo e se afinando cada vez mais com as tendências e ambiências da música instrumental contemporânea. São 10 canções autorais, aonde as influências por ritmos e estilos musicais, vão do Samba-Rock e Bossa Nova até a fusão Acid Jazz e Música Eletrônica.♪♪♪
- “Burro Morto” de João Pessoa, reune os músicos Haley, Daniel Ennes Jesi, Ruy José e Leo Marinho, oriundos de diversos grupos musicais com vasto histórico de atuação na cena artística da cidade. Em 2007, lançaram o EP ‘Pousada bar, tv e vídeo’ e logo depois realizaram uma bem sucedida turnê em São Paulo. O som do “Burro Morto” lança um elemento musical novo na cena paraibana, funcionando como grupo de renovação, que observa outros elementos e faz afrobeat autoral de qualidade. ♪♪♪
- Para completar, participação especial do “DJ Nazareno”, que estará discotecando temas de jazz durante todos os intervalos. Passeando do samba até o tropicalismo, do afrobeat ao jazz, Naza hoje é o responsável pelo som mecânico nos bailes e desfiles do Bloco de Carnaval Cafuçu, e forma um terço do Coletivo de Discotecagem e Boêmia Volante Filipéia.

Natal com Jazz tem tudo para ser a melhor opção para o Natal pessoense.
A entrada custa R$ 8,00 e mais 1kg de alimento não perecível que serão doados às famílias atingidas pelas chuvas em Santa Catarina, com o apoio logístico da TAM.
“Alimente essa idéia!!!”♪♪♪
As 100 primeiras pessoas ganharão um Drink......e depois é só brindar e ter um Felizz Natal... com Jazz.♪♪

Verde Que Te Quero Ver

João Pessoa - Evento, Livro

terça, 23 de dezembro de 2008

O intelectual paraibano, ou como ele se declara um “renascentista pós-moderno, que trabalha com arte, ciência e tecnológia”, Reginaldo Marinho lançou no Zarinha Centro de Cultura o álbum "Verde Que Te Quero Ver - Retratos de João Pessoa”, que reúne fotografias e textos de sua autoria e uma apresentação assinada pelo jornalista Gonzaga Rodrigues. Com uma visão peculiar, Reginaldo escreve “Tempo romântico - São imagens que evocam um tempo romântico, em que a gente tinha prazer e liberdade de andar pela cidade, de sentir cada rua, cada ladeira e apreciar cada monumento dessa preciosa urbe. São fotos da Lagoa, da Bica, do Varadouro, do Cabo Branco, da Arte Sacra, do Sanhauá...”

IV FEST ARUANDA

João Pessoa - Evento, Cinema
quarta, 10 de dezembro de 2008

A 4ª edição do FESTIVAL ARUANDA DO AUDIOVISUAL UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO, realizado pelo Departamento de Comunicação e Turismo (Decom-Tur) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), coordenado pelo jornalista e professor Lúcio Vilar, em parceria com o Núcleo de Estudos Pesquisas e Produção do Audiovisual (Neppau), acontece de 8, a 13 de dezembro, no Tropical Hotel Tambaú, com uma programação diversificada ver no site http://www.bc10.com.br/aruanda/
Assisti, entre outros, "HOMENS", de Lúcia Caus e Bertrand Lira, que apresenta através de depoimentos de homossexuais um pouco desse universo em cidades do interior do NE - o curta de 22min ganhou o TROFÉU NEPPAU DE MELHOR FILME PARAIBANO de 35mm ou16mm, produzido em 2008.

'Paraíba dos Seus Olhos'

João Pessoa - Cultura, Exposição

domingo, 23 de novembro de 2008

A terceira edição do concurso promovido pela Rede Paraíba de Comunicação, cujo tema deste ano foi “Imagens do Universo Feminino”, teve 270 fotos inscritas, das quais foram selecionadas e premiadas 25 imagens, entre as categorias Profissional e Amador. Fiquei em 6º lugar como profissional com essa foto “Interagindo”, tirada na praia da Baía Formosa – RN. Melhorei minha colocação que em 2007 foi 12º lugar, quem sabe em 2009 eu me aproxime mais do Marcos Antonius Gouveia de Oliveira, pela 2ª vez consecutiva em primeiro lugar e do Augusto César Cunha Pessoa sempre entre os 3 primeiros. As fotos, escolhidas por uma comissão de 4 fotógrafos e 1 publicitário, apresentam uma visão da estética fotográfica na Paraíba e estarão expostas na galeria do Centro Cultural Zarinha de 3 a 20 de dezembro, e podem ser vistas no site http://www.paraibadosseusolhos.com.br/.

III FESTIVAL ZUMBI DE AFRICAXÉ

João Pessoa - Evento, Música, Shows
sábado, 22 de novembro de 2008


Aconteceu no ateliê Multicultural Elioenai Gomes o evento que celebrou a semana da consciência negra. O Festival é uma iniciativa do Grupo Zumbi de Cultural Popular, propondo a difusão e valorização da cultura afro através do africaxé, bebida a base de cachaça e ervas. A entrada de R$ 5,00 dava direito a uma caneca, elaborada pelo artista plástico Elioenai Gomes, para degustação da bebida, além de usufluir de toda uma programação: Capoeira, desempenho teatral, rufar de tambores, danças afro, exposições, mostra de vídeos, varal poético, exposição de fotografias de artistas negros paraibanos, artesanato, gastronomia e muita música com os grupos Orum Aiyê (dança), Orin Axé (afoxé), Néctar do Groove (afrobeat) e Maracatu Nação Maracahyba.

Caronas do Opala

João Pessoa - Música, Shows
sexta, 14 de novembro de 2008


A banda formada por Sérgio Mota, Nildo Silva, Degner Queiroz, Valter Pedrosa e Fabiano Formiga, cujo estilo é o "Brega Rock Style", completou 2 anos de sucesso na capital. Com um repertório “recheado da bela música brega”, realizaram a comemoração no Intoca com a participação de Raul Seixas Cover (PE) e Vinil Vermelho (PB). No fly que distribuíram dizia que “vai tocar Raul”, achei, e outros também, que eles iam tocar Raul, mas foi preciso esperar até as 4hs para que o cover se apresentasse. Os Caronas do Opala não cederam as muitas manifestações durante o show pedindo “Toca Raul, pora!”.

Alberto Lacet

João Pessoa - Arte
sexta, 14 de novembro de 2008


O artista plástico paraibano lançou, no Casarão 34, seu catálogo 'Pinturas' reunindo 100 obras que marcaram uma trajetória de quatro décadas. Junto expos alguns dos quadros, grandes formatos em óleo sobre tela, em belos cavaletes representando algumas de suas fases... Gostei muito do “Ateliê Azul” da época em que o artista não tinha ateliê e concluiu em qualquer espaço poderia exercer sua arte, ganhando o céu e o mar... Na foto ao lado “Cleópatra revisitada por Monet” (e isso?) sendo apreciada por alguns dos ilustríssimos que estiveram no evento.

Tartarugas Marinhas

Cabedelo - Meio Ambiente
terça, 04 de novembro de 2008


Mais duas tartarugas marinhas, da espécie conhecida como verde (Chelonia mydas), foram encontradas mortas na Praia Formosa, ambas com cerca um metro e meio e com lesões de redes de pesca. A 2ª foi dia 3, segunda-feira, e a 1ª no dia 10 de outubro, conforme foi publicado no WSCOM e no O Norte, sendo que essa foto foi tirada na frente da Marina do Alemão no dia 13 às 17hs, depois de ligar para a Secretaria de Meio Ambiente de Cabedelo, que ficou de entrar em contato com a ONG Guajiru. A Associação Guajiru: Ciência - Educação - Meio Ambiente, desenvolve o Projeto Tartarugas Urbanas nas praias do Bessa e de Cabedelo desde 2002, sendo que até outubro de 2007 registraram 461 tartarugas mortas na região.

‘Tecido do Tempo’

João Pessoa - Arte, Exposição
quinta, 29 de outubro de 2008


Acontece no NAC - Núcleo de Arte Contemporânea a exposição da artista plástica Maria dos Mares, que apresenta diversas fases do seu trabalho com cerâmica, mostrando a poética do barro imbricado com outros materiais. Sempre bom ver arte naquele espaço, que em si, com aqueles pisos, já é inspirador... não consigo entender por que não existe uma programação ativa... por que não valorizam e dinamizam a funcionalidade de um ambiente que se propões divulgar a arte contemporânea? Será que a falta de verba na universidade e de iniciativas para buscar recursos com outros possíveis parceiros é tão grande que impede a realização de exposições? Com certeza não, a prova está lá nas tramas tecidas com barro que atravessam o tempo.

Pipa

Pipa - Turismo
sábado, 25 de outubro 2008


Point do verão Nordestino, a praia de Pipa tem agito o ano todo, mas no verão o clima esquenta mesmo... ambiente praiano com estilo globalizado, tem boa infra-estrutura, passeios diversificados, muita gente bonita e baladas madrugada a dentro... Nesse final de semana teve Festival Gastronômico e shows animando a galera... É parada obrigatória para quem estiver pelo Rio Grande do Norte.

Baía Formosa

Baía Formosa - Turismo
sexta, 24 de outubro de 2008


Um dos belos recantos do litoral do Rio Grande do Norte, BF tem um agradável ambiente de vila praiana e estrutura aconchegante. A especialidade da culinária local é a albacora, espécie de atum, que na praia é feita no capricho no Bar do Cocota e com toques especiais no do Zé Pretinho. As praias agradam a todos, especialmente os surfistas que encontram ali um point com ondas perfeitas, que faz parte do circuito dos campeonatos, nesse fim de semana aconteceu a final do Pena Surf Nordeste, movimentando a área. BF merece mais que uma passagem, é bom parar e curtir as várias luzes do dia na região.

“Tardes com Dança”

João Pessoa - Dança
domingo, 19 de outubro de 2008

Acontece na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro o Projeto “Tardes com Dança” promovido pela FMC - FUNJOPE , com a oficina “Uma Breve História da Dança no Ocidente” ministrada por Arthur Marques e apresentações do “Corpo Obsoleto” – performances em Quatro Experimentos, com direção artística e preparação corporal de Ângela Navarro e intérpretes-criadoras Ana Marques, Ângela Navarro e Joyce Barbosa. Vi o Experimento II “Dos Compromissos”, que dinamizou os amplos espaços da arquitetura Niemeyer e ofereceu um intrigante espetáculo aos visitantes no pôr-do-sol.

"O Raga do Pôr-do-Sol” (Purya Gunkali)

João Pessoa - Música
sábado, 27 de setembro de 2008

Aconteceu na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes o recital de música indiana, onde tivemos a oportunidade não só de escutar o sitarista paulistano Ricardo Venerito, mas também a participação especial de outros músicos, Alice Lumi (Koto) - foto, Soraia Bandeira (voz), Paulo Ró (percussão), Fernando Pintasilgo (marimbau) e Hélio Medeiros (sanfona), que proporcionaram um encontro sonoro inusitado e em plena harmonia com o ambiente. O evento foi bastante prestigiado e esperamos poder ter sempre esse entardecer musical inspirador que o espaço possibilita.

O Mar em seu Masculino e Feminino

João Pessoa - Cinema
quinta, 18 de setembro de 2008

Sempre bom conhecer mais da produção artística local... Através dos vídeo-documentários realizados por André Morais, apresentados numa sessão na Estação Cabo Branco, é possível se aproximar da poética de Lúcio Lins em ‘Lúcio Lins de Corpo e Barco” e da história da artista plástica Maria dos Mares em “Maria das Dores e dos Mares”. O mar é mesmo um condutor de inspiração sem fim...
“Não tenho horizontes
Tenho sonhos à vela
E a tempestade da história
Não tenho mapas
Tenho cartas anônimas
E os gritos de seus náufragos
Não tenho mares
Tenho a garganta seca
E as palavras navegáveis”
História Flutuante – Lúcio Lins

Música Clássica Indiana

João Pessoa - Música
quinta, 11 de setembro de 2008


Promovido pelo Grupo de Estudos em Etnomusicologia e Departamento de Educação Musical da UFPB o “Recital de Cítara (Raga indiano) seguido de palestra sobre o instrumento musical (Sitar) e um breve relato sobre a música clássica indiana” apresentado pelo citarista e multi-instrumentista Ricardo Venerito, aluno de Alberto Marsicano, discípulo de Ravi Shankar e Krishna Chakravarty, aconteceu no Teatro Lampião. O som da sitar é especial, toca a alma, e pelo que entendi ele só toca 3 tons dos 23 possíveis (é isso?), o instrumento é liiindo... Pena que o recital foi tão curto e a palestra nada breve, ela poderia ter ocorrido antes em outro espaço, talvez usando melhores recursos para contar um pouco da milenar música indiana. Apesar do tema interessante preferia ter aproveitado mais a oportunidade de ouvir ao vivo a sitar por aqui... e pesquisando na web percebi que a história é mesmo bem complexa...
Pense em Sa, Ni, Sa, Re, Ga, Ma, Pa, Pa, Dha, Ni, Sa, Re, Ga...
Na Wik sobre a Sitar http://pt.wikipedia.org/wiki/Sitar melhor em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Sitar

“Parahyba 1930: A Verdade Omitida”

João Pessoa - Evento - Livro
quinta, 04 de setembro de 2008


O cantor, compositor, vereador Fuba, também talentoso historiador, lançou no Centro Cultural São Francisco o livro que lança luzes ao período do governo de João Pessoa, a Revolta de Princesa e a Revolução de 30. Não estive na noite de autografo mas soube que foi bem prestigiada e vi o livro, de peso, com muitas fotos e um texto fluídico que com certeza soma ao movimento “Parahyba’, que pretende resgatar o nome da capital e a bandeira do estado da Paraíba, do qual mesmo sendo de fora sou bem simpatizante.

Candidatos e a Cultura

Cabedelo - Cultura
segunda, 25 de agosto de 2008


A AACC – Associação Artística Cultural de Cabedelo, está promovendo reuniões com os candidatos a prefeito para que eles apresentem as propostas para a Cultura, contribuindo assim na avaliação quem tem um melhor plano. O primeiro candidato a retornar o convite foi Luceninha, que expôs suas propostas para um bom número de pessoas na Fortaleza Santa Catarina, o próximo encontro será com Marcos Patrício no dia 15/09. O candidato a reeleição Zé Regis não se manifestou, demonstrando que ou não tem plano para a Cultura ou não tem interesse em discutir o tema. Importante lembrar que valorizar a cultura de uma comunidade é valorizar sua riqueza, a identidade da população, suas tradições, seus valores. Quando a política cultural é descuidada, a comunidade corre o risco de ter sua identidade massacrada por culturas mais fortes. Em tempo de difíceis resgates culturais é bom prestar atenção.

Mostra de Teatro e Dança

João Pessoa - Evento
domingo, 24 de agosto de 2008


Acontece do dia 22 a 30 de agosto a XIV Mostra Estadual de Teatro e Dança no teatro Santa Roza, este ano homenageando a coreógrafa, diretora e produtora Rosa Cagliani. Com caráter competitivo os melhores espetáculos receberão o Troféu Thomás Santa Rosa e prêmios em dinheiro, apresentando uma oportunidade de ver um panorama da produção cênica na região. A programação inclui debates, oficinas e workshops, além da mostra paralela, espetáculos que não estão competindo. O ingresso para a sessão cultural é R$2,00.
Foto: 'Dona Dôra' interagindo com um espectador (contratado?)

Festa da Neves

João Pessoa - Evento
sexta, 02 de agosto de 2008

Promovendo, do dia 1 a 5 de agosto, a tradicional festa da Nossa Senhora das Neves , padroeira da capital, a Funjope oferece uma diversificada programação onde mais uma vez os grupos de cultura popular tiveram destaque, em apresentações no Largo de São Francisco. Além de shows e vários brinquedos para as crianças, o evento homenageia o paraibano Jackson do Pandeiro, com a exposição ‘Jackson do Pandeiro – Vida e Obra do Rei do Ritmo’, no Casarão 34 durante o mês de agosto.
Foto: Lapinha Nossa Senhora da Penha, do bairro do Rangel

Romance do Vaqueiro Voador

João Pessoa - Cinema
quinta, 31 de julho de 2008


Em cartaz (ou foi só uma apresentação de divulgação?) o filme com direção e produção do paraibano Manfredo Caldas, baseado no poema homônimo do escritor cearense João Bosco Bezerra Bonfim, que também foi influenciado pelo filme "Brasília segundo Feldman", de outro paraibano, Vladimir Carvalho. Considerado como documentário poético, o filme apresenta a desventura dos candangos, heróis da epopéia que foi a construção de Brasília, através da mistura de linguagens, ficção, entrevistas, making of, imagens históricas... e tem como fio condutor o aboio...
"Ei-lo caído de bruços
Para o campo paramentado
Peitoral, perneira, gibão
Chapéu passado o barbicacho
Voou no rabo da rês
Mas só chão havia embaixo"


http://www.vaqueirovoador.com.br/

Acordes do Cariri

João Pessoa - Evento
terça, 29 de julho de 2008


O espetáculo apresenta sete atrações musicais, Coral Anjos do Cariri (Taperoá), Orquestra Sanfônica do Cariri, Coral Acordes do Cariri, Banda de Flautas Acordes do Cariri, Banda de Pífanos de Monteiro, a pifeira Zabé da Loca e a cantora Sandra Belê, em caravana cultural por seis cidades da Paraíba. Promovido pela Amppare - Associação Mantedora por Pais, Professores e Amigos Responsáveis pela Educação - com o apoio do Sebrae e patrocínio do Programa BNB de Cultura (que está com o edital aberto até 17 de agosto), o evento preserva e divulga a cultura popular da região.

FIG

Garanhuns - Evento
sexta, 25 de julho de 2008


A 18ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns - 17 a 26 de julho - apesar da diversificada programação com mais de 150 atrações entre apresentações artísticas, cortejos de grupos populares, oficinas culturais, mostras de cinema e literatura, exposição fotográfica, espetáculos cênicos e com um circo concorridíssimo, foi considerada por muitos não tão boa quanto a dos outros anos. Mas a infra-estrutura e organização nos cinco palcos que compõem o evento impressionam, e mostram que Pernambuco sabe mesmo fazer festa. Os espaços são muito bons, as pessoas super atenciosas e a Budega de Massillon, patrimônio da boêmia, consolida a diversão na rua até o raiar do dia. http://www.fig.com/

Néctar do Groove

João Pessoa - Shows
sexta, 18 de julho de 2008


Com uma música que alimenta a alma, já bem conhecida por muitos por aqui, o grupo formado por Cristiano de Oliveira, Peter Bühler, Orlando Freitas, Stephan Thomas Bühler e Victor Ramalho tem se apresentado as sextas no super agradável ambiente do Sagarana, onde o chef Walter Aguiar comanda uma cozinha regional criativa da melhor qualidade. Além do primoroso cardápio, cujos petiscos estão em promoção (50% off) durante o happy hour, e do som do Néctar que mistura jazz, afrobeat, funk e música nordestina, tem a boa brisa marítima e dependendo do dia a lua, completando o clima para satisfazer todos os sentidos.

Integração 275

João Pessoa - Exposição
quarta, 09 de julho de 2008


Acontece no NAC - Núcleo de Arte Contemporânea da Universidade Federal da Paraíba, até o dia 29 de agosto, essa exposição que apresenta obras de artistas formados ou ainda estudantes dos cursos de artes visuais e educação artística da UFPB. O espaço foi bem aproveitado pelas diversificadas obras que realmente integram... O que ainda não está muito integrado é o NAC, onde a tempos não acontecia nada, foi preciso a comemoração dos 30 anos de fundação para expor o que poderia ser parte da programação semestral. De acordo com a diretora Marta Penner o espaço está aberto para todos os artistas... mas não tem edital, tem que ir lá propor... passar pela curadoria e provavelmente por uma boa dose de burocracia... Quem arrisca? Para ver a expo não tem riscos... vale a pena!

Estação Cabo Branco

João Pessoa - Evento
quinta, 03 de julho de 2008


É o nome oficial, definido através do voto popular, da Estação Ciência, Cultura e Artes – quase seria a “Estação dos Sonhos’ que ficou em 2º. lugar. A obra grandiosa com espaços amplos e toda a sinuosidade do estilo Oscar Niemayer foi inaugurada com bastante prestígio e uma variada programação, entre apresentações de cultura erudita e popular com certeza agradando a muitos. A cidade ganhou não só mais um espaço cultural e turístico, como uma obra de arte da arquitetura contemporânea bem integrada na área do extremo oriental das Américas.

São João da Gente

João Pessoa - Evento
sábado, 21 de junho de 2008


As Festas Juninas me remetem a bons momentos de celebração, com o frio que costuma fazer nesse período em São Paulo todos querem ir para perto da fogueira e tomar um(s) quentão, encontrar os amigos e fazer novos. O “correio elegante” promovia alguns bons encontros inclusive para a dança, por lá acontece a quadrilha caipira, e muitas comidinhas de milho, pamonha, cural, canjica, e de amendoim, pé de moleque, paçoca, e arroz-doce, pinhão, os bolos, de fubá, e cuscuz... huuummm... Por aqui apesar da forte tradição os arraiais, de Campina Grande e João Pessoa, tem uma programação de shows e apresentações culturais, em vários pólos, bem animadas... o forró não deixa ninguém ficar parado, mas as barraquinhas são praticamente as mesmas, espetinhos e caldinhos, até a maça, e outras frutas, do amor também estão em todas as festas populares. As quadrilhas são mesmo um show aparte, uma explosão de energia... e os grupos de cultura popular, cirandas, cocos, boi de reis... também merecem todo o prestígio...

* O arraial promovido pela Funjope de 21 a 29/06 no centro histórico de João Pessoa está cheio de atrações. Programação http://www.joaopessoa.pb.gov.br/eventos/2008/saojoaodagente/#prog
*Em Campina Grande, o 'Maior São João do Mundo' acontece o mês todo e por lá tem uma Casa do Milho... Programação http://www.saojoaodecampina.pb.gov.br

IV FEIRA JAPONESA

João Pessoa - Evento
sexta, 06 de junho de 2008


Promovida pela ACBJ-PB – Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, que existe desde novembro de 2004 nesta capital, a feira comemora o Centenário da Imigração Japonesa 1908-2008. Ocupando uma boa área do Espaço Cultural nos dias 6, 7 e 8, apresenta um pouco da milenar e rica cultura japonesa. Uma boa oportunidade para usufruir das tradições nipônicas na região.

Somos o que Somos

João Pessoa - Eventos
segunda, 02 de junho de 2008

A Cons{piração} Cultural mais uma vez promove o Dia Internacional da Prostituta na cena contemporânea. A bem conhecida rua da Areia foi palco de vários acontecimentos... pelas 6hs - da manhã!!! - teve a 2ª Corrida da Calcinha, a tarde Oficinas, e na noite Maracatu Maracahyba, Baticumlata, Mostra Puta Arte, Performances, Radiola de Ficha, Os Caronas do Opala e muito mais... na Boate Scalla, essa eu "perdi", Desfile de Roupas Íntimas. Foi uma segunda -feira bem animada...

Bebe Blues e Come Jazz

João Pessoa - Shows
domingo, 01 de junho de 2008


O ponto é referência para a boa boêmia da região. Sob o comando do Major, o melhor cliente do local, encontramos um ambiente tranqüilo, descontraído, de amigos, sempre com boa música e nos domingos com shows ao vivo as 19.30hs, nesse foi o “In the Mood” que mandou um rock de primeira. Quem consegue exercer a concentração para os jogos pode arriscar a estratégia no xadrez ou nas bem disputadas mesas de sinuca... a dinâmica dos freqüentadores define o clima de “clube” noturno com portas abertas a novos “sócios”, estou tirando minha carteirinha.

I Bienal de Pequenos Formatos do SESC

João Pessoa - Cultura - Exposição

quinta, 13 de maio de 2008

O evento faz parte da programação do V Festival de Artes Visuais da Paraíba, e reuniu 83 artistas entre convidados e selecionados, apresentando 127 trabalhos em diferentes linguagens. A Bienal homenageia os 80 anos do artista José Costa Leite, com a Exposição Paralela Miniaturas – "Dois Xilogravadores do Cordel", de José Costa Leite e Xico Carvalho, e estará na área de lazer do SESC Centro até o dia 31 de maio. No período acontecem oficinas de gravura e fotografia e palestra sobre Arte contemporânea e as novas mídias eletrônicas.

SAMAP

João Pessoa - Cultura - Exposição
quinta, 08 de maio de 2008


O Salão Municipal de Artes Plásticas, em sua 12ª edição, após seis anos sem promover o encontro da arte visual contemporânea em João Pessoa, expõe 90 obras de 34 artistas de 10 estados do Brasil. A mostra está no Casarão 34 até o dia 20 de junho... Fui uma das artistas selecionadas com a fotografia manipulada “Em Folia”, na foto ao lado onde também aparece as obras do único paraibano premiado, dentre os poucos selecionados, e que infringe uma regra do edital que “pede” obras inéditas. Não foram as únicas, mas estas foram expostas em João Pessoa e estão aqui no blog na Galeria Segunda Pessoa. O trabalho do Sydney Azevedo é ótimo, o que parece não ser boa é a regra, que como muitas normas e leis no país não se aplicam... No caso, é a Arte “quebrando” regras...

Recanto do Poço

Cabedelo - Meio Ambiente
quinta, 08 de maio de 2008

A falta de saneamento básico é um problema dos aglomerados urbanos onde o poder público, responsável pelo planejamento, execução e operação dos serviços não consegue atuar de forma satisfatória. O bairro do Poço é uma dessas áreas onde o abastecimento/ tratamento de água, o sistema de esgotos e a disposição do lixo, deixam muito a desejar... Através do Núcleo de Educação Ambiental do projeto Comunidade de Boas Práticas - Instituto Soma Brasil esperamos desenvolver junto com os jovens e moradores ações que possam modificar esse quadro de descaso.

Clóvis Júnior

João Pessoa - Exposição - Cultura
quinta, 24 de abril de 2008


Com a exposição “Caminho das Cores”, na galeria do Zarinha até o dia 10/05, o artista super produtivo lançou seu catálogo, que mais parece um livro, sendo o 2ª número da coleção promovida pela Gráfica Santa Marta através do Prêmio Guilherme Hortêncio Ribeiro. No evento, bastante prestigiado, da noite de autografo, teve apresentação do músico Beto Brito e degustação da cachaça Cigana. Tudo bem animado como as pinturas do artista.

Festival Nacional de Arte

João Pessoa - Cultura - Eventos
sábado, 19 de abril de 2008


Depois de dois anos sem promover o encontro e a difusão das artes, acontece o aguardado XII Fenart, que com uma programação tímida, mas de qualidade e com certa diversidade, movimenta o Espaço Cultural até o dia 26 de abril. Lá fiquei sabendo do site Paraíba Cultural www.paraibacultural.com que irá cadastrar os artistas atuantes no estado e preencher uma lacuna na divulgação de uma agenda de eventos, a proposta é boa, tomara que se concretize.
Me chamou atenção a falta de lixeiras, afinal onde esconderam elas? E também de não divulgar melhor a campanha de solidariedade pelos desabrigados no interior em que o festival também está engajado (vi no site - que aliás podia descrever melhor os participantes, grupos e espetáculos apresentados já que na programação não se deram ao trabalho). De qualquer forma é sem dúvida uma boa opção cultural na cidade... É conferir a programação e aproveitar...

Cultura Popular

João Pessoa - Cultura - Turismo
sexta, 04 de abril de 2008


É preciso estar atento, ter sorte ou bons contatos para saber dos acontecimentos culturais da cidade...
Tenho descoberto a riqueza dos folguedos locais e achei muito bom ver o Cavalo Marinho Infantil, do Mestre João do Boi, se apresentando no terraço do Hotel Globo no Centro Histórico. O espaço ali é excelente, já é parte do roteiro turístico e esperamos que em breve da agenda cultural com uma programação constante. Um barzinho ali seria tudo de bom, e poderíamos apreciar a vista do pôr-do-sol degustando os quitutes da culinária regional.


As Meninas

João Pessoa - Exposição
quinta, 03 de abril de 2008


Na abertura da exposição de Margarete Aurélio muitas pessoas, muitos encontros entre os olhares atentos e expressivos dos olhos vívidos das meninas retratadas pela artista... meninas do interior, meninas sapecas, meninas charmosas, quase sempre sorridentes, mas sempre com aquele olhar curioso de quem quer descobrir o mundo. Muito bom encontrar esses olhares que estarão reunidos até o dia 19 na galeria do Zarinha Centro de Cultura.

Conexão Artes Visuais

João Pessoa - Cultura - Evento
quarta, 26 de março de 2008


Aberta na Usina Cultural da Saelpa a mostra ‘Memória das Artes Visuais na Paraíba - do Século XIX à Contemporaneidade’, que além de expor uma seleção de obras de importantes artistas dos acervos do Estado, propõe a reflexão sobre gestão de acervos e linguagem visual através de oficinas e mesas redonda. Super necessário conhecer e valorizar a produção cultural da região que tem nessa memória um registro de sua riqueza.

Praça I

Cabedelo - Meio Ambiente
terça, 25 de março de 2008

Em tempos de efeito estufa, aquecimento global, crédito de carbono, o que leva alguém a derrubar uma árvore saudável em uma praça pública?
Os circulantes por essa praça da Formosa estão querendo entender por que o poder público derrubou uma árvore. Descobriram que a Secretaria de Infra-Estrutura pretende reformar a praça, e tomou essa decisão sem consultar ou avisar a Secretaria de Meio Ambiente que junto com a ONG Verde Vida
tem plantado mudas e promovido eventos
de educação ambiental na área.
Como explicar, não só para as crianças que
queremos educar, a importância de plantar e preservar árvores quando somos surpreendidos por ações contraditórias?

Paixão de Cristo

Cabedelo - Evento
sábado, 22 de março de 2008

Esse é o 31º ano que o GTAAB - Grupo de Teatro Amador Alfredo Barbosa de Cabedelo encena a Paixão de Cristo, com o ator Marcos Alcântara interpretando Jesus. Dirigido por Tadeu Patrício o espetáculo tem um elenco de 200 pessoas entre atores e figurantes que circulam pelos cenários montados no pátio interno da Fortaleza de Santa Catarina, sendo considerado o maior do gênero ao ar livre da Paraíba. Fiéis a dramaticidade do tema o evento é um marco no calendário da cidade.

Maria Canta a Paixão

João Pessoa - Evento
quarta, 19 de março de 2008

Em uma grande estrutura armada para receber 2.500 pessoas na Lagoa do Parque Solon de Lucena estreou o espetáculo da Paixão de Cristo em sua quarta edição, através de editais a Funjope propõe uma apresentação diferente a cada ano. Estão programadas oito sessões até domingo, se a chuva permitir, o que não aconteceu no primeiro dia, teremos a oportunidade de ver um grandioso, dinâmico e belo espetáculo, que traz o drama e a emoção da vida de Jesus Cristo, narrados e cantados pela figura materna de Maria. Boa Páscoa!

Orquestra de Câmara

João Pessoa - Evento
terça, 18 de março de 2008

Aberta a temporada dos 'Concertos Oficiais da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa', na Igreja São Francisco. O concerto, com regência do maestro Gustavo Paco de Gea, teve um repertório de música sacra bem em sintonia com o ambiente, encerrando com uma emocionante interpretação de ‘Hosanna’ de Miklós Rózsa. Os concertos serão realizados pelas igrejas e paróquias nos diferentes bairros da capital.

Chico Ferreira

João Pessoa - Evento
quinta, 13 de março de 2008

Em evento bastante prestigiado na Vila do Artesão, espaço onde se encontra um bom panorama do artesanato/ arte de interiores, o artista plástico paraibano lançou seu apurado catálogo, desculpem mas livro para mim é outra história. Através do belíssimo registro fotográfico de Roberto Coura apresenta um panorama de suas pinturas e esculturas. Pena termos ficado apenas na visualização bidimensional da obra, pois pelas imagens suas peças possuem a força e transitoriedade das coisas transfiguradas que surgem do imaginário de grandes artistas. Bom que fui convidada para visitar seu ateliê.

Flanar dos Transeuntes

João Pessoa - Exposição
quinta, 13 de março de 2008


Acontece até o dia 23/03 na galeria do Zarinha Centro de Cultura a exposição das recentes pinturas do artista alemão Dieter Ruckhaberle que circula entre o verão alemão e o paraibano. As grandes telas de cores intensas e vibrantes foram inspiradas no movimento das praias de João Pessoa, e uma outra exposição cuja temática é “O Testamento do Rei Salomão” será aberta dia 19 no Casarão 34.

Mulher de Canto a Canto

João Pessoa - Evento
sexta, 07 de março de 2008

Promovido pelo Coletivo Cultural Anayde Beiriz e pelo Movimento Paraíba Capital Parahyba, o evento teve início no Gabinete Cultural de Fuba e saiu pelas ruas do centro ao som do maracatu do grupo Nação Maracahyba homenageando as mulheres paraibanas. Com uma parada onde ofereceram flores as mulheres da Rua da Areia, o grupo seguiu até o Beco da Cachaçaria onde rolou um sarau musical e poético noite adentro.

Universo Feminino

João Pessoa - Exposição
quinta, 06 de março de 2008

Em comemoração ao 'Dia Internacional da Mulher' acontece no Casarão 34 essa exposição coletiva de artistas mulheres. Na abertura teve apresentação da pianista Isa Y Plá, encenação teatral baseada no texto '15 Anos Depois', de Bráulio Tavares, com Petra Ramalho e Everaldo Vasconcelos e ainda a pintura de uma grande tela coletiva. O evento, promovido pela Funjope, foi bem animado e eu estou participando expondo fotos. Passe lá e confira até o dia 17.

Quebra-Quilos

João Pessoa - Cultura - Teatro
domingo, 02 de março de 2008

Muito bom o espetáculo “Quebra-Quilos” que está em cartaz no Teatro Piollin. Abordando com irreverência e seriedade o movimento que ocorreu no nordeste entre 1874 e 1875, quando muitos se rebelaram contra os novos pesos e medidas, e impostos aplicados pela autoridade do Império, provocando uma agitação social que questiona valores ainda bem atuais. Dirigido por Márcio Marciano, o grupo Alfenim inicia suas atividades com um trabalho bem visual, o cenário é ótimo, de uma dinâmica muito interessante. Tem apoio do FIC e entrada franca por estas duas semanas, vale conferir.

Incentivo a Cultura

Cultura
sábado, 01 de março de 2008

Encerram dia 7, adiada para 10/04, as inscrições de projetos para o FIC - Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Paraíba, que dentre as leis brasileiras, a Rouanet no âmbito federal, outras estaduais e muitas municipais, que propõem a isenção fiscal de empresas para investimento cultural, é uma das poucas que não obriga o empreendedor a ir atrás de um patrocinador. Tenho escutado sobre o quanto é difícil obter patrocínio de empresas através dessas leis e não consigo entender... ou os empresários acham que o poder público está aplicando algum golpe, ou o projeto cultural é tão ruim que não vale a publicidade gratuita, ou eles não entenderam a proposta. Acho essas leis extremamente paternalistas, se o poder público resolveu abdicar de um valor tributário, por que não faz isso diretamente? Por que gerar esse benefício de marketing cultural gratuito para as empresas? Entendo que pequenas empresas, especialmente as micro, precisem desse incentivo, e de outros, já que dificilmente tem verba para publicidade, mas grandes empresas tem bons lucros e verba publicitária, podem financiar projetos culturais e sociais sem incentivo fiscal nenhum, por comprometimento e responsabilidade social, e por ser um bom negócio. Felizmente temos empresários com essa consciência, pois já está mais do que em tempo de darmos o devido valor a nossa cultura, não só porque gostamos de estimular os sentidos, mas porque cultura é um legado, é riqueza que fica de geração para geração.

Praia do Jacaré

Cabedelo - Turismo - Meio Ambiente
Domingo, 24 de fevereiro de 2008


Ver o pôr-do-sol ao som do bolero de Ravel é um programa imperdível para quem visita a região, e também poderia ser bem agradável para os que moram... mas nesse período de férias a quantidade de pessoas, o caos instaurado pelo desencontro sonoro e uma infra-estrutura que não atende as necessidades dos visitantes, faz pensar que tipo de turismo se quer... tem tudo para ser o melhor, a natureza é pródiga e as pessoas gentis e talentosas... mas o constatado abandono do poder público no local está promovendo um movimento em defesa do Parque que pretende solicitar a intervenção federal para implantar a ordem neste patrimônio natural, histórico e artístico da Paraíba. Melhor seria resolver por aqui, conseguindo maior comprometimento das pessoas e orgãos envolvidos, mas sou solidária a causa e considero o movimento super bem-vindo.

Segunda Pessoa

João Pessoa - Exposição - Evento
sexta, 15 de fevereiro de 2008


O lançamento do segundo nímero da revista, que propõe reflexão e informação sobre a arte contemporânea na região, foi na C.A.S.A. em meio a expo das obras de Alena Sá, Dyógenes Chaves e Sidney Azevedo, e para animar ainda mais o evento teve um pocket show com o grupo Novos&Usados. Muita gente circulou por ali... E a revista tem bom conteúdo, com artigos bem selecionados e uma visualidade atraente, em preto e branco... Gostei! Espero que a Terceira Pessoa não demore muito para circular...

Galeria de Fotos

Olhar na Rua

João Pessoa - Exposição
quinta, 14 de fevereiro de 2008


A exposição do fotógrafo Antônio David no Casarão 34, apresenta registros de um olhar apurado pelo jornalismo cotidiano com sutilezas valorizadas pelo corte panorâmico e montagem dinâmica, onde as imagens dialogam entre si e convidam o espectador a um novo olhar sobre fatos que parece já conhecemos.
Super vale conferir!

Galeria de Fotos