Incentivo a Cultura

Cultura
sábado, 01 de março de 2008

Encerram dia 7, adiada para 10/04, as inscrições de projetos para o FIC - Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Paraíba, que dentre as leis brasileiras, a Rouanet no âmbito federal, outras estaduais e muitas municipais, que propõem a isenção fiscal de empresas para investimento cultural, é uma das poucas que não obriga o empreendedor a ir atrás de um patrocinador. Tenho escutado sobre o quanto é difícil obter patrocínio de empresas através dessas leis e não consigo entender... ou os empresários acham que o poder público está aplicando algum golpe, ou o projeto cultural é tão ruim que não vale a publicidade gratuita, ou eles não entenderam a proposta. Acho essas leis extremamente paternalistas, se o poder público resolveu abdicar de um valor tributário, por que não faz isso diretamente? Por que gerar esse benefício de marketing cultural gratuito para as empresas? Entendo que pequenas empresas, especialmente as micro, precisem desse incentivo, e de outros, já que dificilmente tem verba para publicidade, mas grandes empresas tem bons lucros e verba publicitária, podem financiar projetos culturais e sociais sem incentivo fiscal nenhum, por comprometimento e responsabilidade social, e por ser um bom negócio. Felizmente temos empresários com essa consciência, pois já está mais do que em tempo de darmos o devido valor a nossa cultura, não só porque gostamos de estimular os sentidos, mas porque cultura é um legado, é riqueza que fica de geração para geração.

3 comentários:

NP disse...

Em teoria n�o podia estar mais de acordo com vc... qualquer interfer�ncia estatal na economia privada deve ser vista com muita aten�o. Mesmo aquelas em princ�pio positivas. Afinal todos sabemos que o primeiro objetivo de qualquer governo � a manuten�o do poder!
Mas, s� fa�o uma pergunta: Voc� tem visto muito mecenato espont�neo por a� Voc� tem visto empres�rios destinar parte de seus lucros para programas humanit�rios, voluntaria e descompromissadamente? Voc� tem visto empres�rios com toda essa vis�o iluminada?
Bonito esse Brasil que vc enxerga.

Lilia Tandaya disse...

Então NP, procuro mesmo ter uma visão critica positivista... afinal, depois da noite escura vêm a luz do dia... No meio desse conflito caótico de interesses capitalistas, parece incrível encontrar exemplos “iluminados”... tenho alguns, que não diria descompromissados... Faço parte de um grupo de voluntários empresários que instituiu o “Junte-se a nós” www.junteseanos.org.br que tem conseguido através de doação, e campanhas de partilha de lucro, verba para ações com crianças carentes, tendo contado com vários apoios da iniciativa privada, e como essa ONG tem muitas por aí mostrando que solidariedade é da natureza humana... Num contexto maior e mais cultural estava conversando por aqui sobre o bom exemplo do BNB - Banco do Nordeste, que lança edital de cultura com recursos próprios... Mas vale fazer um melhor levantamento, pois o normal é grandes empresas se beneficiarem da isenção fiscal e pequenas não.

NP disse...

Bom...mto bom!
Mesmo que o interesse fosse subalterno, acredito na sua legitimidade. Afinal o que tem de mal em alguém querer promover-se através da ajuda ao próximo?
Parabéns!