Piaf e o Amor

Cinema
segunda, 14 de janeiro de 2008


Fui ver "La Môme" (Piaf - Um hino ao amor) com grandes expectativas... gosto da cantora e de cinema francês, fiquei decepcionada. A historia é ótima e a atriz, apesar de um tanto caricatural - parte do estilo teatral - é maravilhosa, mas a desconstrução do tempo me incomodou, mal consegui me emocionar. Li críticas sobre a bem representada vida de tragédias da artista, que com uma voz única e carreira bem sucedida se tornou símbolo Francês... Tudo bem, cada um com a sua tragédia... Mas para mim, trágica é a vida de muitos africanos entre violências, AIDS e miséria, e outras tantas que resistem entre a pouca esperança e o horror - no Quênia, desde o resultado das eleições em 27/12 contam mais de 600 mortos e 250 mil desabrigados. Quanto ao Amor, surpresa boa foi "Love in the Time of Cholera" (O Amor nos Tempo do Cólera), não gosto de ler o Gabo, acho deprê, mas o filme é lindo, dinâmico e tem final feliz... A fotografia é sensível, uma luz maravilhosa e a música marcante, "La Despedida" podia encerrar o filme...
"...Llévame donde estés, llévame
Llévame donde estés, llévame..."

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não concordo muito com vc, achei o filme maravilhoso, me emocionei e indico para qq um assistir, mas cada um tem uma opinião..enfim, o que achei demais nessa postagem foi vc comparar a história trágica da vida de Piaf com a trágica história da Africa.. já fizeram filmes tb sobre isso.. achei nada a ver.. uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.. ambos são trágicos mas não são comparativos... e não me diga q vc não comparou. Beijos Melina

Lilia Tandaya disse...

Também super indico o filme, e acho q a Cottilard mereceu mesmo o Oscar... talvez eu tenha visto uma versão cortada, sei lá, as vezes os cinemas querem diminuir o tempo... vou rever em dvd. Quanto a tragédia, tenho uma visão grega, aristotélica, do significado... onde o herói trágico passa da felicidade para a infelicidade por alguma desmedida sua para atingir a catarse... no caso exemplificado dos quenianos em busca de justiça, a "rebeldia" provocou assassinatos em massa, pessoas foram queimadas vivas dentro de uma igreja... li essa matéria qdo li a crítica do filme, e apesar de não conhecer tão bem a história da Piaf, entendo q ela teve uma vida sofrida, de batalha e de bons encontros q possibilitaram q o talento dela fosse reconhecido e imortalizado pelo sucesso. Até posso ver tragédia na vida de Piaf, mas preciso me esforçar... melhor ouvir as belas, intensas e sensíveis músicas tão bem interpretadas.
Valeu!

Anônimo disse...

Você acredita que ainda não consegui assistir o filme "Love in the time of cholera"??? procurei essa semana na blockbuster e ainda não chegou nas locadoras... não entendo o pq, já q saiu dos cinemas há muito tempo.. mas vou ver e depois ponho meu comentario. Beijos... Melina