Cambinda Brasileira

Nazaré da Mata - Carnaval - Turismo
domingo, 03 de fevereiro de 2008


O colorido Maracatu Cambinda Brasileira completou 90 anos de brincadeira no Carnaval Pernambucano. Originário do Engenho Cumbe, onde todo ano os brincantes se reúnem antes de partir para "ganhar o mundo", é um dos mais tradicionais grupos de maracatu de baque solto da região. Lá adquiri o livro "A Cambinda do Cumbe" elaborado pela Canal 03, cujo editor é o circulante paraibano Ricardo Peixoto. Uma folia e tanto.... imperdível!





A primeira vez que fotografei o maracatu rural foi em 2006... Pelas ruas do centro de Nazaré da Mata, me impressionou o colorido, o ritmo marcante e toda a agitação dos caboclos... Fiquei querendo fotografar no canavial,pense naquele contraste, fundo verde reluzente... E lá estive esse ano nos canaviais da zona da mata do Cumbe... Gostei de ter fotografado, começo a usar melhor o recurso de vídeo (prometo melhorar na próxima), acho que a luz ajudou muito e os brincantes são demais!!! Será que consegui transmitir toda aquela vibração de cores e energia contagiantes? Bom, no mínimo é mais um registro da riqueza de nossas manifestações culturais.

2 comentários:

Ana Cristina disse...

OI Lilia gostei muito do video - deu pra sentir a energia e a vibracao deles - gosto muito deste brasil que nao fica chorando miseria e bota o bloco na rua com riqueza e beleza, valeu lilia..
nb: ja ia perguntar onde fica nazare da mata mais tu escreves nos creditos.. muito bom.

Espaço Miracampos disse...

Lilia
Parabéns pelo magnífico trabalho.
Bjs. Augusto Miranda