Jackson Ribeiro

João Pessoa – Cultura, Exposição
quinta, 18 de março de 2010


Detalhe A Proclamação do Parangolé de Desdémone Badin/Projeto HO
O evento HÉLIO OITICICA E JACKSON RIBEIRO: DO NEOCONCRETO À ARTE PÚBLICA, que está acontecendo na Usina Cultural Energisa até 30/04, é um projeto selecionado no edital Rede Nacional Funarte Artes Visuais 2009 e inclui oficinas, mesa-redonda, mostra de vídeos, a publicação da revista Terceira Pessoa e exposição iconográfica com curadoria de Dyógenes Chaves.
Não conhecia o trabalho do Jackson Ribeiro e fiquei ‘passada’ em saber que a escultura “O Porteiro do Inferno” está na ‘praça’ da rotatória ou girador, como dizem aqui, para a UFPB, se vi não reparei... Mas também como olhar uma obra em meio a um trânsito rotatório? Na exposição bem didática, apresenta uma cronologia dos dois artistas e obras do paraibano, tem a projeção em tempo real, do tal espaço público, da obra polêmica que já circulou pela cidade.
Gostei de ler no texto do Hélio sobre o Jackson que "As DECORRÊNCIAS MODULARES decorrem do PRINCÍPIO-TÓTEM e fundam o ESPAÇO”... me levou a refletir que ao ser uma construção-combinação-coletiva a obra implica num ‘religar’, um dos sentidos concebido para a ‘religião’, estando também ai a compreensão totêmica, mas se reversível é instável, transitória nas possibilidades e no espaço.

Nenhum comentário: