Residência-Ateliê Nanzita

Cataguases - Cultura
sabádo, 21 de março de 2009

A casa da artista plástica Nanzita, é desses espaços em que se vivencia a arte em todos os detalhes... A arquitetura modernista foi projetada por Francisco Bolonha, concebendo o jardim junto com a proprietária que cultivou inspiradoras bromélias e orquídeas. O mobiliário também no estilo moderno, linhas límpidas, sóbrias e confortáveis é assinado por Joaquim Tenreiro. Dois painéis integram a visualidade estrutural, um na fachada “Feira Nordestina” assinado por Anísio de Medeiros e outro na sala “A lenda sobre o rapto de Helena de Tróia” de Emeric Marcier. Inebriando a vista de cores e memórias estão as obras de Nanzita, um rico e denso acervo em exposição na Gal Art, como é chamado esse espaço cuidado pelo marchand Cairu Teles Nunes, viúvo da artista, que recebe os visitantes com aquele espírito apaixonado de quem sabe o valor da arte e o sentido que ela inspira. E sim, a música ambienta toda a imersão estética... Sem dúvida uma das dádivas culturais de Cataguases.

Missa do Vaqueiro

São José dos Ramos - Evento
domingo, 15 de março de 2009


À convite do “nordestinado” Marco di Aurélio - http://www.blogger.com/www.marcodiaurelio.com - integrei a expedição cujo objetivo era assistir e documentar a missa do vaqueiro no IV Festival de Aboio de São José dos Ramos, na zona da mata paraibana… O evento, bem organizado, já estava acontecendo desde o dia 13 com uma programação que incluia competição de montaria, corrida e desfile de jegue, cavalgada e muito forró pé-de-serra… além da disputa do aboio, uma melodia lenta, tradicional dos vaqueiros do sertão, um tanto dolente, adaptada ao ritmo vagaroso dos animais que pretende incitar à boiada… tipo “ÊêeeEEEEeeeeiii boooÔOOooôôôOOOOooiiiii! booOOOoooi suruuuÛUuuubim!, êeEEeeiiiiiiiiii láaaaaaaaaaa…”. A missa foi cantada, teve aboio e até vaqueiros…
só não teve a boiada…


Série "Bosta-de-Rola", nome dado ao chapéu de couro usado pelos vaqueiros, por Lilia Tandaya

Indochina

João Pessoa - Exposição
terça, 03 de março de 2009


A jornalista e fotógrafa Nara Rocha está expondo algumas das imagens que registrou entre a Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã na Aliança Francesa até o dia 06 de abril, iniciando o ciclo "Jovens Talentos da Paraíba" no espaço. Nessa mostra estão em destaque as cores intensas, os enquadramentos fechados e a diversidade da cultura asiática, especialmente apresentada através de expressivos retratos, que nos levam a um olhar antropológico, lembrando as semelhanças e diferenças com nossos povos indígenas cujas origens são inclusive as mesmas... talvez por isso a sensação de forte identidade.
Mais info e fotos no site da Aliança Francesa www.afjoaopessoa.com.br/spip.php?article15
e no da fotógrafa www.nararocha.com